Página Inicial » Pastoral na Universidade

Pastoral na Universidade

O Que é a Pastoral?

Pastoral Universitária é a ação evangelizadora da Igreja no âmbito acadêmico, um espaço privilegiado do diálogo da Igreja com a cultura, com o mundo acadêmico e com as perguntas existenciais de estudantes, professores, e funcionários. O diálogo se estende a todos, pois a universidade é um lugar importante para as transformações da sociedade e do pensamento. A missão da Pastoral Universitária é evangelizar o mundo universitário a partir de Jesus Cristo, construindo comunidade eclesial nesse âmbito, colaborando para formar profissionais que vivam a alegria do encontro com Ele, seguindo os valores do Evangelho e os ideais do Reino de Deus, e sejam promotores de um mundo justo solidário para todos. A ação evangelizadora na Faculdade Católica de Uberlândia, em suas Unidades 1 e 2, é desenvolvida priorizando o encontro com Jesus Cristo; a renovação da Vida Comunitária; a formação Bíblico-Doutrinária; e o Compromisso Missionário. As ações pastorais são fundamentadas na Palavra de Deus e nas orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Assim, o objetivo principal é concretizar essa dinâmica na Faculdade Católica de Uberlândia, favorecendo o encontro pessoal com Jesus Cristo, o seguimento de Jesus Cristo, e o compromisso com a missão. O cristianismo não é uma doutrina, mas é uma experiência de fé na Pessoa de Jesus Cristo. Aqueles que fazem tal experiência transformam os ambientes em espaços de humanização. As ações pastorais são coordenadas, planejadas e realizadas, em comunhão com o bispo diocesano, buscando a participação de todos, a articulação com a Diocese, a Província Eclesiástica de Uberaba, e o Regional Leste 2.

Fonte:

  • VICARIATO PARA A AÇÃO EPISCOPAL. Diretrizes da Ação Evngelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte (2017-2020). Belo Horizonte: FUMARC Gráfica Editora, 2017.
  • CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. O seguimento de Jesus e a ação evangelizadora no Âmbito Universitário. Doc. nº 102. 1ª ed. Brasília: CNBB, 2013.
  • FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA. Plano de Pastoral (2017).

Coordenação

Profª Drª Ir. Maria Maura de Morais
mmdemoraisajd@gmail.com

C o n v i t e

A Pastoral Universitária da Faculdade Católica de Uberlândia/SMC tem o imenso prazer de celebrar a Missa de Formatura dos graduandos em Administração, Direito, Pedagogia, Serviço Social, Teologia.

Chegou o feliz momento do agradecimento a Deus! É grande a alegria dos graduandos e de quem os ajudou alcançar o objetivo tão almejado! Familiares, amigos, professores e colaboradores são convidados a compartilhar da vitória dos alunos que concluíram a graduação participando da MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS.

DIA: 31 de Julho de 2017
HORÁRIO: 19:30 horas
LOCAL: Paróquia São Francisco e Santa Clara
ENDEREÇO: Av. Levino de Souza, Nº 2.110 Bairro: Umuarama – Uberlândia.
(Ponto de referência: 4º quarteirão depois da Rua do Hemocentro).
Contato pelo Celular (34) 9 9908 1588.

MENSAGEM DA PASTORAL

Sejam todos muito bem-vindos ao segundo semestre de 2017!

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Pedro ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: ‘Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-O!’ Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: ‘Levantai-vos e não tenhais medo’. (Mateus 17, 1-2; 5-7).

O desejo expresso na Pastoral Universitária, nesse semestre em curso, é que a Pessoa, Palavra e Obras de Jesus sejam fundamento e sentido para a existência dos que integram a Comunidade Acadêmica da Faculdade Católica de Uberlândia, em suas Unidades 1 e 2: alunos, professores, colaboradores e diretores.

Jesus se manifesta aos discípulos, no monte Tabor, em todo o esplendor de sua vida divina, antecipando a glória de sua ressurreição. Ele é o Filho querido e amado de Deus, de quem recebeu poder, glória e realeza. Nós somos chamados a contemplar a face luminosa do Mestre, ouvir sua voz e seguir seus passos.

À luz da Ressurreição de Jesus Cristo, a Igreja em Agosto nos propõe um mês vocacional com oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações: o chamado ao ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; a vocação à vida em família (atenção especial aos pais); a vocação à vida consagrada: religiosos (as), e consagrados (as) seculares; o chamado aos ministérios e serviços na comunidade. Conforme o costume da Igreja no Brasil, o mês de Setembro é dedicado à Bíblia com uma atenção particular à Palavra de Deus. Enquanto que o mês de Outubro é dedicado às missões. Há muitas pessoas, povos, partes do mundo que ainda não ouviram, ou ouviram muito pouco a respeito do cristianismo e sua mensagem dirigida a todos. No mês de Novembro, a Igreja nos propõe rezar pelos falecidos, iniciar o Advento preparando-nos para o Natal. Por fim, no mês de dezembro, a Igreja se prepara e celebra o nascimento de Jesus no Natal como um grande acontecimento para os cristãos.

Deus nos conceda um excelente trabalho acadêmico neste semestre 2017-2!

VENHA PARTICIPAR

Terço de Nossa Senhora, toda terça-feira, às 18:30 hs.
Grupo de Oração Universitária (GOU), toda quarta-feira, às 20:30 hs.
Adoração ao Santíssimo Sacramento, toda quinta-feira, às 18:30 hs.
Missa, uma vez por mês.
Culto Ecumênico, uma vez por mês.