Teologia

Habilitação

Bacharelado

Objetivos

O curso oferece o estudo da teologia cristã como explicação da fé, da Igreja e da religião, a todos os que desejam aprofundar seus conhecimentos com vistas à melhor vivência da fé, à preparação para atuar pastoralmente na comunidade e à realização de pesquisas no campo teológico. O curso de Teologia possibilita ao aluno o desenvolvimento também no campo da extensão universitária, por meio de programas e projetos que permitem uma real inserção na vida comunitária e, desta, na sociedade. Proporciona ainda ao graduando uma visão ampla e aprofundada das principais questões que envolvem o campo religioso na contemporaneidade, por meio de uma sólida e crítica visão teológica, a partir da percepção da religião em suas dimensões cultural, social, histórica, ética e moral. O curso de Teologia segue as orientações da Igreja Católica, para os conteúdos teológicos, e do MEC, para a formação acadêmica e o reconhecimento civil.

O que você vai estudar:

O aluno terá a oportunidade de sistematizar o saber teológico cristão e católico em seus vários campos e áreas: Introdução às Sagradas Escrituras e Exegese Bíblica; Teologia Fundamental (Revelação divina, o Tratado da Fé frente ao pluralismo religioso e cultural, Tradição e Escritura); Sistemática (Antropologia Teológica, Tratado da Graça, Trindade, Cristologia, Eclesiologia, Mariologia, Teologia Sacramental e Escatologia); História do Cristianismo e Patrologia; Teologia Moral (Religiosa, Social, da Vida e Pessoa e da Sexualidade e Família); Teologia Pastoral (Psicologia Pastoral, Teologia Espiritual, Liturgia, Catequética, Pastoral da Comunicação, Direito Canônico, Homilética e Gestão Pastoral e Administrativa) e Estágios Supervisionados. São previstas disciplinas extracurriculares para a possibilidade do estudo das Línguas Grega, Latina e Italiana.

Áreas de Atuação:

Assessoria teológica na área pastoral e em pesquisas teológicas.

Portarias

Autorizado pela Portaria MEC Nº 1.617 de 12/11/2009 e publicado no DOU em 13/11/2009. Reconhecido pela Portaria MEC Nº 112 de 14/02/2014 e publicado no DOU em 17/02/2014.

Duração

Tempo Mínimo: 4 anos Tempo Máximo: 6 anos

Turno

Noturno

Estrutura Curricular

Clique aqui para acessar o arquivo em PDF

Corpo Docente

Clique aqui para acessar o arquivo em PDF

Coordenação

Profº Pe. Flávio Henrique Barbosa Currículo Lattes Horário de Atendimento:

Critérios de Avaliação

A verificação da aprendizagem, em sintonia com a concepção de ensino para o estudante adulto, organiza-se em torno da avaliação como um processo sistemático e não apenas um resultado baseado em atividades específicas. Enquanto um processo sistemático, a avaliação deve acontecer ao longo de todo o período letivo, enfatizando o processo cotidiano da aprendizagem. Assim, a avaliação do discente, para efeito de verificação do rendimento escolar, deve ser realizada por disciplina, de forma contínua e cumulativa, com apuração no final de cada semestre letivo, abrangendo os elementos de assiduidade e eficiência nos estudos, cada um deles eliminatório por si mesmo. Atendida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades escolares, o aluno será considerado aprovado se obtiver, em cada conteúdo, média igual ou superior a 60 (sessenta) pontos pela somatória das notas dos trabalhos e provas do período letivo, de acordo com normatizações referente à avaliação discente. O aluno que obtiver nos trabalhos e provas do período letivo, de acordo com a normatização referente a avaliação discente, média igual ou superior a 50(cinquenta) pontos porém inferior a 60 (sessenta) poderá ser submetido ao exame final, no qual deverá obter nota suficiente para alcançar média aritmética igual ou superior a 60(sessenta). As normas para avaliação dos discentes quanto à distribuição e divulgação das notas estão dispostas a seguir. A distribuição de notas deve ser em números inteiros ou meio ponto, obedecendo a seguinte proporção: 60%: Provas Bimestrais: 60,0 pontos. – Primeira Prova Bimestral: 30,0 pontos. – Segunda Provas Bimestral: 30,0 pontos. 40%: Trabalhos e Atividades Avaliativas: 40,0 pontos. – Primeiro Trabalho/Atividade Avaliativa: 20,0 pontos. – Segundo Trabalho /Atividade Avaliativa: 20,0 pontos